O que são Estrias e suas indicações:
As estrias são o rompimento das fibras elásticas na camada intermediária da pele, onde estão situadas as fibras de colágeno e elastina. Essas fibras são responsáveis pela elasticidade e tonicidade do tecido.
As estrias afetam mulheres e homens de todas as idades, mas principalmente as gestantes e são mais comuns nos glúteos, coxas, mamas, quadris e culotes.
As estrias podem ser causadas por diversos fatores como ressecamento da pele, gravidez, crescimento rápido e alterações hormonais comuns na adolescência, efeito sanfona e excesso de exercícios físicos.
Aplicação, Resultados e Recomendações:
Não há como eliminar totalmente as estrias, porque as fibras elásticas não se regeneram. É possível melhorar a aparência da área atingida, estimulando a produção de colágeno, que é responsável pela sustentação da pele.
As estrias de cor vermelha ou arroxeada são mais recentes e mais fáceis de tratar.
As estrias esbranquiçadas são mais antigas e o tratamento, para dar bons resultados, precisa ser mais intenso e provocar uma agressão na pele para que ela reaja produzindo mais colágeno e elastina, que farão a cicatrização interna das estrias.
Quando as estrias também são largas e profundas, há necessidade de métodos mais invasivos para estimular o preenchimento dessas linhas de dentro para fora.
O uso de cremes à base de ácido retinóico e glicólico, peelings químicos e lasers que promovam renovação de pele (CO2 Fracionado, Spectra, Pixel), são ótimas opções.
O tratamento ideal deve ser indicado por um médico especialista, pois o uso indevido de qualquer um destes tratamentos pode agravar ainda mais as estrias.
Veja também:
– Peeling Químico
– CO2 Fracionado
– Spectra