Skip links

Celulite: o pesadelo de todas as mulheres!

Celulite, essa tão temida e mal falada condição que insiste em atormentar a vaidade e encabeçar a lista das preocupações  estéticas femininas.

É uma condição silenciosa, pois é muito difícil observar quando ela começa, mas quando nos damos conta já estamos reclamando: Olha só, não tenho a menor condição de colocar mais esse shorts, minhas pernas estão cheias de celulite!

As causas  da celulite também demonstram essa “ingratidão” com as mulheres. Por mais que você leve uma vida saudável e elimine outros fatores causadores da celulite, isso não será uma garantia que você conseguirá se livrar  do pesadelo, pois fatores genéticos também influenciam.

Alguns estudos apontam que a má alimentação  pode ser uma das causadoras, principalmente aquelas recheadas de gordura, excesso de sódio e pobres em fibras. Outros apontam que o acúmulo de toxinas pelo organismo também podem facilitar o aparecimento de celulite.

Outros fatores como tabagismo, sedentarismo, má circulação sanguínea causada por uso frequente de roupas apertadas, por exemplo, também estão na lista dos vilões causadores das temidas celulites.

Infelizmente, apesar de tudo isso, ainda ouço de muitas pacientes: Puxa Vida, sou magra, treino, não fumo, tenho a saúde boa e ainda assim tenho celulite?

É verdade: a celulite é temida, ingrata e às vezes injustificada aos olhos da pacientes.

Existem 3 graus de celulite: Grau 1: celulite só pode ser vista se apertarmos a pele e não aparece quando você está de pé ou sentada.

O Grau 2 de celulite aparece somente quando você está em pé. Se você estiver deitada, ela desaparece.

E, finalmente, ainda bem que são somente 3 graus , no Grau 3 de celulite  a pele aparece cheia de covinhas e furinhos, não importando se você está sentada ou em pé e sempre quando apertamos a pele.

Existem também dois tipos de celulite: a mais profunda, e por isso é maior a dificuldade em tratá-la. Esse tipo fica concentrado perto dos músculos do corpo,  é mais comum em corpos atléticos (outra injustiça cometida pela celulite – o pesadelo)  e difícil de ver a olho nú, mas ao toque é possível diagnosticar.

A celulite mais superficial, é a mais fácil de tratar, entretanto, é a mais visível, pois está localizada mais próxima da parte superficial da pele.

É importante ressaltar que somente um Dermatologista de confiança pode analisar os graus e tipos de celulite, fornecer um diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado para o seu caso.

Por Dra. Raquel Vieira Machado