Skip links

Verão chegando! Como prevenir e tratar manchas na pele

Já virou hábito para a mulher brasileira correr para os consultórios dermatológicos no inverno para poder apagar os efeitos do sol do verão na pele, mas é possível curtir um verão inesquecível tomando alguns cuidados com a pele na busca da eterna prevenção de manchas.

Existem vários tipos de manchas na pele com diversas causas, mas hoje falaremos aqui sobre as manchas causadas pela exposição solar.

Os antigos e bons conselhos da sua Dermatologista continuam valendo, como:

– Prefira se expor ao sol, antes das 10hs, e depois das 16hs.

– uso do protetor com fps(fator de proteção solar) acima de 30, todos os dias no corpo e rosto.mesmo para aqueles que a praia em janeiro seja o escritório da empresa, pois luzes artificiais também mancham!

– áreas que sempre esquecemos como pescoço, costas das mãos e orelhas também merecem o cuidado do protetor solar,

– o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou menos, se você estiver aproveitando o mar, a piscina ou praticando atividade física.

– existem uma grande diversidade de protetores, verifique com a Dermatologista de sua confiança qual o produto adequado para o seu tipo de pele e atividade física,

– use e abuse de chapéus, bonés e óculos de sol, os cabelos e os olhos também agradecem!

– não tome sol em áreas do corpo que estejam com pequenos ferimentos , espinhas, pequenos cortes ou picadas de insetos,  a mancha que ficará o fará lembrar sempre dessa desatenção,

– se você tiver feito depilação com cêra, creme depilatório ou lâmina, aguarde 24hs para se expor ao sol,

– caipirinha de limão , mate com limão, peixes com limão espremido são a “cara” do verão e também de possíveis manchas em mãos , braços, lábios e rosto (o limão escurece a pele quando exposta ao sol).

– suspenda o uso de ácido clareadores no rosto ou corpo, eles podem interagir com os raios solares e manchar sua pele.

Se o seu “caso com as manchas de pele” são do verão passado, não se desespere, existem algumas soluções parciais ou totais para você chegar com a pele linda ainda para o verão 2015/2016.

Existem vários fatores que causam manchas na pele, não somente a exposição solar indevida, por isso é fundamental você consultar um Dermatologista da sua confiança para poder fazer um diagnóstico correto das manchas na pele do rosto e corpo.

Mas como Médica e paciente que sou, gosto de reforçar a importância de sempre consultar um profissional especializado da área médica, pois auto-medicação não é procedimento para leigos.

Depois de feito um diagnóstico correto das manchas na sua pele (especificamente falando de manchas solares), existem hoje uma gama bastante diversa de tratamentos.

Desde cosméticos, dermocosméticos, e manipulados de uso tópico em formato de gel, creme, loção embalados em spray, bisnagas e potes, os lasers tem se destacado muito pela eficiência, segurança aos pacientes, curta duração do tratamento e custo benefício atrativos.

O laser Spectra é uma dessas opcões com excelente custo benefício, pois além dos excelentes resultados em manchas solares, também melhora o tônus e textura da pele, diminuindo poros abertos e olheiras.

É seguro e indolor, podendo ser aplicado no rosto e no corpo.

A prevenção de manchas na pele é um tratamento que deve ser feito o ano inteiro, mas os tratamentos também estão disponíveis para fazer você se sentir bonita e confiante.

Quem não quer finalmente chegar ao verão sem manchas no rosto e corpo?

Por Raquel Vieira Machado