Skip links

Tutorial para homens: quando devo começar a fazer tratamentos faciais?

Ouço essa pergunta diariamente das minhas pacientes. São mulheres de todas as idades querendo uma opinião médica para poderem convencer seus maridos, namorados, filhos e irmãos a começarem a tratar melhor da pele, especialmente  a pele do rosto.

Atualmente o homem está  muito mais receptivo ao ouvir o discurso das suas companheiras e amigas no que se refere ao que elas chamam das “maravilhas de um bom tratamento facial”. É verdade, tratar da pele do rosto seja com uma limpeza de pele ou outro tratamento mais a longo prazo, tem um significado todo especial para as mulheres.

Para a mente masculina, a Dermatologia Estética não é mais uma “caixa preta”, como já foi há muitos anos atrás. Os consultórios dermatológicos  não são mais locais exclusivamente frequentados pelas mulheres, quando se fala em tratamentos estéticos.

A primeira barreira a ser vencida é escolher um profissional, um Dermatologista de sua confiança para poder ter uma conversa franca e esclarecedora. Esse médico, deve ser alguém que você se sinta a vontade para falar das questões relativas a sua pele que te incomodam.

Não tenha vergonha de pedir ajuda e indicações para as mulheres do seu convívio quando se trata de buscar um bom profissional da Dermatologia.

O próximo passo é agendar um horário com esse profissional. Lembrando sempre que o Dermatologista é um médico capacitado- que estudou medicina- e através de uma boa anamnese, exames clínicos e físicos poderá lhe oferecer as melhores dicas de como tratar sua pele, desde os cuidados em casa até mesmo os cuidados que só devem ser feitos em consultório dermatológico.

Falando específicamente de Dermatologia Estética, as mulheres talvez tenham descoberto antes dos homens, os beneficios para a autoestima e qualidade de vida de uma pele saudável e bonita.

Seguem algumas indicações  para você procurar uma Dermatologista de confiança:

– Se sua pele do rosto ou corpo apresenta oleosidade excessiva
– Pele Acneica
– Pele com cicatrizes de acne
– Danos causados pelo sol: vermelhidão pós sol,  manchas e pintas
– Pêlos encravados após fazer a barba (foliculite)
– Excesso de pêlos corporais e faciais
– Gordura localizada: principalmente abdomen e flancos
– Olhar cansado
– Queda de cabelos

Não deixe para consultar um Dermatologista somente quando seus cabelos estiverem caindo, você também tem o direito de cuidar da saúde e beleza da sua pele facial e corporal.

Por Dra. Raquel Vieira Machado