Skip links

Você protegeu sua pele hoje?

A maioria das minhas pacientes diria:  “Sim, claro que sim Dra. Raquel. Não saio de casa sem meu protetor solar no rosto, ou o BB Cream que uso já contém fator de proteção solar!”.

É verdade. Felizmente, muitas pessoas já estão concientizadas da importância do uso do protetor solar no rosto todos os dias, independentemente da temperatura.

Cada vez mais pessoas incorporam em sua rotina o uso diário do protetor solar no rosto em todas as estações do ano, durante o dia e à noite. Poucas, ainda lembram de proteger algumas partes do corpo, tais como: orelhas, pescoço, nuca, colo, mãos, braços e pés.

Principalmente nas grandes cidades, onde as pessoas estão vestidas o tempo todo,  essas partes do corpo também estão expostas à luz solar e a iluminação artificial.

A  reação da pele à exposição solar indevida mais preocupante  é o câncer de pele (carcinomas ou até o melanoma, uma forma séria de câncer)

Da perspectiva estética, as manchas causadas e intensificadas pelo sol, como melasma e leucodermia gutata,  não são fáceis de serem tratadas, por isso a prevenção é fundamental.

Lembrando sempre que o protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada duas horas enquanto se estiver exposto.

Além do protetor solar de uso tópico em creme, spray ou líquido, podemos, ainda, fazer uso de fotoprotetores por via oral como o Polipodium de Leucotomos e a Luteína.

O ser humano é capaz de incorporar hábitos saudáveis na sua rotina. Depois de se tornar um hábito, as pessoas o fazem de maneira automática e sem maiores incômodos!

Por Dra. Raquel Vieira Machado